A Suíça deu início à execução de um contrato assinado em 2020, envolvendo 22 aeronaves, ao transferir seu primeiro caça Northrop F-5 Tiger desativado para militares dos EUA. A entrega ocorreu no campo de aviação militar de Emmen, nos Estados Unidos, em 18 de março.
O F-5 foi transportado por um KC-130J dos Fuzileiros Navais dos EUA, conforme informado pelo governo suíço. O acordo, avaliado em cerca de US$ 32,4 milhões, inclui a venda de 16 jatos F-5E monopostos, 6 aeronaves F-5F bipostos, além de equipamentos de apoio em terra, peças de reposição e assistência logística.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA recebeu oficialmente a primeira dessas aeronaves da Estação da Força Aérea de Emmen em 18 de março, com transporte realizado por um Lockheed KC-130J, como confirmado pelo Escritório Federal Suíço de Armamentos (armasuisse), segundo o Aviation Week.
Essa movimentação antecipa a futura operação do Esquadrão de Treinamento de Caças 402, que utiliza o F-5N e o F-5F Tiger II, na Estação Aérea dos Marines em Beaufort, na Carolina do Sul, prevista para 2024.
Apesar de os EUA empregarem os F/A-18C/D Hornet e os furtivos F-35B Lightning II em sua aviação de combate, os clássicos F-5 Tiger II são utilizados para treinamento de pilotos, assim como na Marinha e na Força Aérea.
A manutenção de uma frota mínima de 12 aeronaves, incluindo 10 variantes de assento único e duas de assento duplo, é considerada essencial, com um custo esperado estimado em aproximadamente US$ 10,2 milhões. As propostas serão revisadas pelos Comitês de Política de Segurança do Parlamento Suíço.
Atualmente, a Suíça possui 25 F-5 Tigers, sendo 18 operacionais. Com a transição para o Lockheed Martin F-35 programada para 2028, a liderança da Força Aérea Suíça concluiu ser impraticável manter a frota de F-5 devido a restrições de necessidade, mão de obra, orçamento e infraestrutura. Assim, a frota de F-5 está sendo realocada para tarefas secundárias, como reboque de alvos e treinamento, reduzindo as demandas operacionais dos F/A-18 Hornets. Essa mudança também marca o fim de uma era para o Patrouille Suisse, que operava com o F-5 desde 1994, após substituir os Hawker Hunters.